


O Método Suzuki

Desenvolvido pelo pedagogo japonês Shinichi Suzuki (1898-1998), o método Suzuki se baseia em um paralelo entre o aprendizado musical e a aquisição de nossa língua materna.
Muitos ainda acreditam que o método Suzuki consiste em livros com uma sequência de músicas, mas esse currículo é apenas uma das três partes do método, que inclui uma técnica de aplicação e uma filosofia de ensino. É justamente essa filosofia que deve ser enfatizada.
Abaixo estão alguns dos elementos responsáveis pelo grande sucesso do método:
Participação dos Pais
Como no aprendizado da linguagem, a participação dos pais no aprendizado de música é fundamental - tanto nas aulas, estudando em casa, quanto criando um ambiente que propicie o crescimento musical de seus filhos.
Aprendizado de Ouvido
Crianças só aprendem a ler e escrever depois de já estarem fluentes em sua linguagem. Da mesma forma, o aprendizado de leitura e teoria musical só acontece depois do aluno estar confortável tecnicamente com o violino
Técnica é Ensinada Através da Música
O currículo consiste em um compilado de peças musicais. A técnica violinística é ensinada dentro de um contexto musical ao invés de em exercícios enfadonhos.
Aulas Coletivas e Revisão
Alunos aprendem uns com os outros, razão pela qual trabalhamos tanto em aulas individuais quanto coletivas, onde usamos a revisão de peças antigas como forma de refiná-las e construir habilidades novas.